Chamadas abertas

Prezada Comunidade QRCA,

Estão abertas as chamadas “Accounting Education in Latin America: broadening perspectives and contributions on teaching, learning, and research” do periódico “Accounting Education”; a chamada de artigos para o número especial “Debatendo a escravidão negra nos Estudos em Gestão e Organização a partir de perspectivas decoloniais e afrodiaspóricas” do periódico “Cadernos EBAPE”; e a chamada de artigos “Mulheres Exaustas na Contemporaneidade” da Revista de Administração Contemporânea (RAC).

A coordenação da chamada “Accounting Education in Latin America: broadening perspectives and contributions on teaching, learning, and research” fica por conta do time de professoras de universidades brasileiras e colombianas: Silvia Pereira de Castro Casa Nova (USP), Fernanda Filgueiras Sauerbronn (UFRJ), Mary Vera-Colina (Universidad Nacional de Colombia, Colombia), Adriana Maria Procópio de Araujo (USP) e Ruth Alejandra Patiño Jacinto, Universidad Nacional de Colombia, Colombia. Além disso, a chamada conta com o apoio de universidades dos outros países da américa latina no seu corpo de pareceristas.

Seu principal objetivo é “refletir sobre os diversos aspectos da educação contábil latino-americana e da pesquisa em educação contábil. Estas podem ser questões relacionadas com a natureza da profissão contábil na região, o crescimento dos programas de graduação e pós-graduação, estudantes de contabilidade, programas de desenvolvimento profissional ou os efeitos da implementação de padrões globais e processos de internacionalização em formações educacionais (contabilidade financeira, contabilidade gerencial, auditoria, códigos de ética e padrões internacionais de educação contábil). Alternativamente, estamos interessados em desafios particulares na educação e pesquisa contábil na América Latina, por exemplo, devido à diversidade histórica, socioeconômica e cultural ou aos altos níveis de desigualdade e instabilidades políticas que ainda são desafios significativos enfrentados em muitos ambientes do continente”.

A chamada receberá trabalhos até 31 de agosto de 2022.

Para maiores informações acesse a chamada na íntegra: https://think.taylorandfrancis.com/special_issues/accounting-education-latin-america/?utm_source=TFO&utm_medium=cms&utm_campaign=JPG15743

 

Já a chamada “Debatendo a escravidão negra nos Estudos em Gestão e Organização a partir de perspectivas decoloniais e afrodiaspóricas” é coordenada pelo time de docentes composto por Cintia Cristina Silva de Araujo (FIPECAFI), Alexandre Faria (EBAPE/FGV), Jair N. Santos (UNIFACS e UNEB) e Nidhi Srinivas (The New School USA). O objetivo da chamada é “envolver uma população crescente que luta contra a radicalização do capitalismo escravista no Norte e no Sul, promovendo um envolvimento transformador da escravidão negra com os EGO a partir de perspectivas decoloniais e afrodiaspóricas […] reconhecendo os resquícios da escravidão negra na gestão e nas organizações e recuperando epistemes decoloniais e afrodiaspóricas.”

A chamada receberá trabalhos até 28 de fevereiro de 2022.

Para maiores informações acesse a chamada na íntegra: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/call-for-papers-3

 

Por fim, a chamada “Mulheres Exaustas na Contemporaneidade” é organizada pelas professoras Ludmila de Vasconcelos M. Guimarães (CEFET, MG), Deidi Maca (Universidad Santiago de Cali), Josiane Silva de Oliveira (UFG), Janaynna de Moura Ferraz (UFRN), Luiza Farnese Lana Sarayed-Din (UFRJ) e Andrea Poleto Oltramari (UFRGS). A chamada tem o objetivo de discutir exaustão no que se refere “ao cansaço de uma luta histórica e cotidiana pela igualdade de gênero, pelo fim do assédio e do feminicídio, pelo desequilíbrio da divisão de tarefas domésticas, por políticas públicas que deem suporte para que as mulheres se mantenham no mercado de trabalho, para que se sintam acolhidas e protegidas em situações de violência, por oportunidades e valorizações equivalentes no desempenho das atividades laborais”.

A chamada receberá submissões até 30 de Maio de 2022.

Para maiores informações acesse a chamada na íntegra: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/announcement/view/52

 

Não percam essas oportunidades de discutirem esses temas tão relevantes para pensar criticamente as áreas de Contabilidade e Administração!