Novos Projetos na Área Contábil

Prezada Comunidade QRCA,

Gostaríamos de divulgar dois projetos que trazem importantes reflexões sobre a área contábil: o livro “Rompendo Barreiras: (contra) relatos durante a pandemia – Cartas para as futuras gerações” [em inglês Breaking Boundaries: (Counter) accounts during a pandemic – Letters for future generations] e o movimento “Opening Accounting: A Manifesto”.

O livro “Rompendo barreiras” foi concebido por um grupo de acadêmicos e acadêmicas de contabilidade espalhados por três continentes e oferece um registro permanente das experiências individuais e coletivas dos primeiros meses da pandemia da COVID-19. Por meio de uma variedade de apresentações multimídia e artísticas esse trabalho multi-linguístico oferece uma janela para o período de isolamento social (ou quarentena) e para suas repercussões, proporcionando uma oportunidade única de olhar para esse passado (ainda recente para nós) e enxergar como foi a contabilidade durante esse período de exceção.

 

A coletânea consiste em 63 contribuições de 84 autores e autoras, que vão desde acadêmicos e acadêmicas de contabilidade e ciências sociais até profissionais de negócios, distribuídos por 17 países ao redor do globo. Não limitadas aos registros escritos, as submissões vieram nas formas de artigos, ensaios, artes visuais, apresentações multimídia e prosa, em quatro línguas: inglês, francês, espanhol e português.

 

O livro está disponível gratuitamente em formato digital. “Rompendo Barreiras” foi publicado sob a licença Creative Commons por meio da Scholarship@Western.

 

A coletânea está disponível gratuitamente por meio do  link:  https://ir.lib.uwo.ca/breaking-boundaries/

 

Já o projeto “Opening Accounting” advoga por uma contabilidade mais diversa e que vá além do foco estreito nos mercados de capitais e que seus profissionais acadêmicos adotem uma mentalidade mais progressista. O manifesto foi publicado no periódico Accounting Forum e os autores e autoras também desenvolveram um vídeo ressaltando alguns pontos do manifesto.

Para ter acesso ao artigo, acesse: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01559982.2021.1952685

Para ter acesso ao vídeo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=zXzc_9TTv_I