Nossa Equipe

Carmen Ocampo Salazar

Universidad EAFIT

Doutora em Administração e Mestre em Ciências Administrativas, Universidad EAFIT. Contadora Pública, Universidade de Antioquia. Professora e pesquisadora em tempo integral do Departamento de Contabilidade Pública, Universidade EAFIT, Medellín, Colômbia. Autora de vários capítulos de livros e artigos acadêmicos.

Douglas Ribeiro

Universidade de São Paulo

Doutorando em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas. Auditor independente, consultor, parecerista, pesquisador e professor na área contábil. Especialista em IFRS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: diversidade e inclusão em firmas de auditoria e IFRS. Pai de Lorenna e esposo de Ludmilla. Maratonista aquático amador, concluiu a 50a. Maratona Aquática 14 Bis após nadar 24km em 7 horas e 17 minutos.

Elisabeth de Oliveira Vendramin

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Administração e Ciências Contábeis, Mestre e Doutora em Controladoria e Contabilidade. Professora nos cursos de Graduação e Mestrado em Contabilidade, na Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do GEFISO – Grupo de Estudos em Finanças e Societária. Membro dos grupos de pesquisa: NUPECON, INTERGES, GENERAS.

Fernanda Sauerbronn

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernanda Filgueiras Sauerbronn é Doutora em administração pela EBAPE/FGV. Possui graduação em Ciências Econômicas pela FEA/UFRJ e mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Realizou o pós-doutorado na Universidade do Illinois com o prof. Norman Denzin. É professora associada da FACC/UFRJ, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Contabilidade e na graduação em Contabilidade. Atua como “Division Chair-Elect” (período 2018-2023) do Academy of Management, divisão Critical Management Studies. É membro do Corpo Editorial dos periódicos internacionais Organization, QROM e Accounting History Review e atua como revisora de diversos periódicos brasileiros. É ex-editora da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) de 2015-2017. Desenvolve estudos sobre accountability e governança na interface público-privada, bem como epistemologia e metodologias alternativas em contabilidade. É mãe dos adolescentes Catarina e Frederico (e dos labradores Lucy e Chucrute) e casada com o também professor-pesquisador João Felipe Sauerbronn.

Hugo A. Macias

Universidad de Medellin

Professor associado no programa de Contabilidade Pública da Universidade de Medellín, desde 2002. Economista, Mestre em Economia, PhD em Administração. Editor principal da revista Semestre Económico (Colômbia) e editor associado da revista Contabilidade & Finanças (Brasil).

João Paulo Resende de Lima

FEA/USP

Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Atualmente é aluno do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Membro do Núcleo FEA de Pesquisa em GÊNEro, RAça e Sexualidade – GENERAS e do NUPECON/ESAN – Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial. Autor de artigos e de capítulos de livros sobretudo na temática de identidade docente e sobre a experiência na pós-graduação. Desenvolveu dissertação de mestrado sobre a construção de identidade acadêmicas de docentes em contabilidade. Tem desenvolvido pesquisas sobre o ambiente acadêmico, rendimento discente de alunos ingressantes no ensino superior por meio de ações afirmativas, formação docente, relação entre orientador(a) e orientado(a). Líder do tema EPQ Identidade e profissionalidade docente: desafios e perspectivas para formação e atuação docente na área de negócios no EnANPAD 2019. Líder do tema EPQ Formação e Identidade do Professor e do Pesquisador em Administração e Contabilidade no EnANPAD 2020-2021. Membro do Comitê Internacional da Qualitative Research and Critical Accounting (QRCA) 2019: A Latin American Conference e da Comissão Organizadora do Gender, Work and Organization: a South American Workshop.

Mary Anali Vera-Colina

Universidad Nacional de Colombia

Ph.D. em Economia. MBA. B.A. em Contabilidade. Bacharelado em Economia. Professora Associada da Universidad Nacional de Colombia, Escola de Negócios e Contabilidade. Diretora do Grupo de Pesquisa INTERGES. Sua pesquisa se concentra em contabilidade e gestão de PMEs, educação contábil, e estudos de gênero. Ela está envolvida em projetos internacionais conjuntos (norte-sul), promovendo a diversidade e a inclusão. Ela também é membro do comitê científico da Revista Innovar (Colômbia), Revista RCS (Venezuela), e está ativamente envolvida na organização de conferências acadêmicas como a Interges (Colômbia), USP (Brasil), QRCA, ICMS, CPA, entre outras. Desde 2010 ela é fundadora líder do grupo de pesquisa INTERGES, e tem sido premiada como Pesquisadora Sênior pela Colciencias na Colômbia.

Paula Navarro

Profesora Asistente, Fundación Universitaria Los Libertadores

Contadora Pública, Universidad Nacional de Colombia. Mestrado em Administração de Empresas, Universidade Purdue. Doutoranda em Administração, Universidad Nacional de Colombia. Pesquisadora do Grupo de Reflexão Econômica, Administrativa e Contabilidade. Palestrante nas áreas de finanças, administração e contabilidade.

Ruth Alejandra Patiño Jacinto

Universidad Nacional de Colombia

Contadora Pública, Mestre em Economia e Doutora em Educação. Pesquisadora nas áreas de contabilidade financeira, educação contábil e contabilidade e gênero.

Sandra Maria Cerqueira da Silva

UEFS/FAT/NEIM (UFBA)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Atualmente sou Assessora Especial de Políticas Afirmativas e Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira. Foi co-fundadora e é pesquisadora do Núcleo de FEA de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade – GENERAS. Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) da Universidade Federal da Bahia, na Linha de pesquisa: Gênero, Ciência e Educação.

Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Universidade de São Paulo

Silvia Casa Nova é professora titular da Universidade de São Paulo. É editora associada da Education Accounting: an International Journal, na Grã-Bretanha, e membro do Conselho Editorial Científico da RAE-Revista de Administração de Empresas, da FGV/EAESP, da RAUSP, da Organizações & Sociedade, da UFBA, no Brasil, e da Revista Activos, da Universidad Santo Tomás, na Colômbia. Ela trabalha como revisora de conferências e periódicos, e é professora desde 1992. Ela é co-fundadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Sexualidade FEA-USP (Generas). Ela se formou e desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado na EAESP-FGV. Ela obteve o mestrado e o doutorado na USP. Ela foi pesquisadora visitante na Universidade Laval (Quebec), Universidade de Minnesota (EUA) e ISCTE-IUL (Portugal). Suas áreas de pesquisa são empreendedorismo, gênero no ensino superior e educação contábil. Ela é a mãe de José, Isabela e Gabriela. Ela se auto-identifica como uma mulher latina hetero cis-gênero, e como um corpo dissidente.

Thauan Felipe Medeiros de Carvalho

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente, é doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Contabilidade pela mesma instituição, é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana, foi bolsista nível técnico de pesquisa em Saúde Coletiva/UEFS, já foi colaborador na Licitar Consultoria e Assessoria Contábil, atuou como voluntário na Consulte Jr / UEFS e fez intercâmbio pela Universidade do Minho (Portugal). É integrante do Observatório de Gestão e Accountability (OGA – UFRJ), membro do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade – COLID, e participa do Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade (GENERAS).

Yves Gendron

Université Laval

Yves Gendron é Professor Titular de Contabilidade na Université Laval, na cidade de Quebec. Yves está altamente comprometido com a pesquisa qualitativa. Um de seus principais esforços como pesquisador qualitativo é compreender melhor as principais características da vida diária dos contadores públicos, como a forma como eles tomam decisões em ação ou como passam por situações difíceis e estressantes. Yves também está interessado em processos de legitimação das reivindicações dos contadores públicos à perícia, procurando compreender como os contadores públicos tentaram estabelecer sua presença nas jurisdições de medição de desempenho, auditoria on-line e consultoria. Como tal, sua pesquisa na área contribuiu para o desenvolvimento de uma crítica social a respeito da extensão do comercialismo dentro do campo da contabilidade pública.

Yves também estudou processos de governança corporativa dentro de empresas públicas, focalizando o papel dos comitês de auditoria e o dos comitês de remuneração. Ele também realizou vários estudos epistemológicos, tendo examinado objetos como a relação entre pesquisa e prática, o nascimento do paradigma interpretativo da pesquisa contábil, e a extensão das pressões de performatividade na academia contemporânea. Em 2019, a Associação Canadense de Contabilidade Acadêmica (CAAA) concedeu a Yves o Prêmio Haim Falk pela Contribuição Distinta ao Pensamento Contábil.

O trabalho acadêmico de Yves foi publicado em várias revistas, tais como Contabilidade, Organizações e Sociedade; Auditoria: A Journal of Practice & Theory; Contemporary Accounting Research; European Accounting Review, Journal of Management Studies, e Organization Studies. Ele é atualmente Co-Editor da Critical Perspectives on Accounting e Editor Associado da Contemporary Accounting Research.

Sanjay Lanka

Fundação Getulio Vargas, BR

Sanjay Lanka é graduado com distinção em Engenharia Mecânica, possui mestrado em Negócios Internacionais e é Ph.D em Contabilidade pela Universidade de Essex. Seus estudos estão relacionados a Contabilidade e justiça socioambiental, Cadeia de Suprimentos, Responsabilidade, Auditoria Governamental e Controle de Gestão com foco em metas de desenvolvimento sustentável (ODS). Além de atividades de pesquisa e ensino, ele trabalhou nas indústrias farmacêutica, alimentícia, de pesquisa de mercado e testes educacionais, além de ter cerca de dez anos de experiência como uma pequena empresa de consultoria start-up. Sanjay também possui vasta experiência internacional, tendo vivido e trabalhado nos EUA, Reino Unido, Índia, China, México, Colômbia, Nicarágua e Costa Rica.

Danny García Callejas

Universidad de Antioquia, CO

Antioquia e possui um mestrado em Economia pela Universidade McGill. Atualmente é professor associado da Universidade de Antioquia. Durante sua prática profissional, foi professor, orientador e revisor de dissertações de mestrado e doutorado na Eafit University e na University of Antioquia e participou de atividades de pesquisa na University of Massachusetts. Foi vice-reitor da Faculdade de Ciências Econômicas e chefe do Departamento de Economia, fundador e ex-diretor do Mestrado em Políticas Públicas, do Mestrado em Economia e da Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Cooperação Internacional para Desenvolvimento da Universidade de Antioquia e colunista do jornal El Mundo, com artigos de opinião publicados em El Colombiano, Alma Mater e Portal de la U. de A. Em 2016 recebeu a distinção de Excelência Docente na área de Exatas e Ciências Naturais, Economia e Engenharia da Universidade de Antioquia. Seus temas de interesse são contabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e políticas públicas.

Elizabeth Oviedo

Universidad Cooperativa de Colombia, CO

Candidato ao Doutorado em Economia, Pobreza e Desenvolvimento pela University of Baja California (México). Mestre em Educação pela Universidade Cooperativa da Colômbia. Especialização em Revisor Oficial de Contas e Auditoria Internacional pela Universidade Externado de Colombia. Contador Público Certificado pela Universidade Nacional da Colômbia. Atualmente é Professora Pesquisadora da Universidade Cooperativa da Colômbia na linha de Contabilidade Social e Ambiental. É avaliadora reconhecida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Colômbia – Minciencias. Ele faz parte do Conselho de Revisão Editorial da Revista Gênero, Trabalho e Organizações. Seu trabalho de pesquisa gira em torno de questões de gênero nas organizações e na contabilidade.

Zuray Andrea Melgarejo Molina

Universidad Nacional de Colombia

Zuray é Contadora Pública, título homologado como Bacharel em Administração e Gestão de Empresas pelo Ministério da Ciência e Inovação da Espanha, Doutorado e Pós-doutorado em Gestão Empresarial. Atualmente, serve como professora associada em tempo integral. Tem experiência de ensino e pesquisa nas áreas de estratégia e gestão financeira em PMEs, contabilidade financeira, contabilidade internacional, economia solidária e empreendedorismo. Também atua como Co-Diretor do Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares em Gestão e Contabilidade – INTERGES” da Universidade Nacional da Colômbia, com a autoria de diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e apresentação de resultados de pesquisa em eventos internacionais.

Ana Carolina O Rodrigues Costa

Gerenas – USP, Brasil

Ana Carolina é Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Campinas. Entusiasta na compreensão do empoderamento das mulheres ao longo das mudanças políticas, sociais e econômicas. É pesquisadora associada e coordenadora do GENERAS – Núcleo FEA/USP de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade Têm interesses de pesquisas que envolvem discussões de independência financeira, gênero e comida como ato político e cultural.